MOVIMENTO DE DEFESA DO PATRIMÓNIO HUMANO, HISTÓRICO E AMBIENTAL DA FREGUESIA DA VÁRZEA DE TAVARES, DO CONCELHO DE MANGUALDE, DISTRITO DE VISEU.

PELA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PACÍFICO E SUSTENTÁVEL DA NOSSA FREGUESIA!


quinta-feira, 24 de março de 2011

A Freguesia da Várzea de Tavares



Com uma população na ordem dos 370 habitantes (dados de 2001), a Várzea de Tavares é uma pequena freguesia, com 8,44 km² de área, no limite oriental do Concelho de Mangualde e do Distrito de Viseu.

Na freguesia existem duas pequenas aldeias - Torre de Tavares e Vila Cova de Tavares -, onde habitam a maioria dos seus habitantes.
Com uma população em grande parte envelhecida, as suas principais actividades económicas são a agricultura (de subsistência) e a pastorícia, onde o leite para a produção do Queijo da Serra, representa uma importante fonte de rendimento.


Com uma localização privilegiada, como miradouro natural para uma paisagem de rara beleza, e dada proximidade ao maciço e Parque Natural da Serra da Estrela, esta freguesia apresenta um enorme potencial para um desenvolvimento pacífico e sustentável, através da promoção de iniciativas de ecoturismo e da produção de produtos artesanais de elevada qualidade (queijo da serra certificado, fumeiro, produtos de agricultura biológica, …)


Na Várzea de Tavares ainda se vive em Paz! Os seus habitantes são simples e calorosos. São gente séria e que gosta da sua terra.

Apesar das dificuldades que a vida acarreta, estas pessoas vivem bem.

Esta é uma apresentação dos dias de hoje. O Futuro desta freguesia é incerto!

Um projecto industrial inconcebível, que inviabilizará qualquer tipo de futuro feliz, pretende por fim a este estado de coisas.  

As gentes, a história, e a natureza da freguesia da Várzea de Tavares correm sérios riscos de vida!

Nós só queremos que DEIXEM A VÁRZEA VIVER!

Sem comentários:

Enviar um comentário