MOVIMENTO DE DEFESA DO PATRIMÓNIO HUMANO, HISTÓRICO E AMBIENTAL DA FREGUESIA DA VÁRZEA DE TAVARES, DO CONCELHO DE MANGUALDE, DISTRITO DE VISEU.

PELA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PACÍFICO E SUSTENTÁVEL DA NOSSA FREGUESIA!


domingo, 17 de abril de 2011

A(s) sessão(ões) de esclarecimento!!


Foi no passado dia 3 de Abril, pelas 14h30, que decorreu com toda a normalidade a sessão de esclarecimento à população, promovida pelo MVV, e relativa ao tema da vinda da PGG para a Várzea de Tavares.
Esta acção decorreu no Centro Polidesportivo da Várzea de Tavares, junto à Igreja e ao Cemitério da Freguesia. Este local apresenta um grande simbolismo não só pelo valor inerente às instalações que encerra mas também por ser um lugar que reúne as duas Povoações da Freguesia. Infelizmente fia bastante próximo das fábricas que pretendem implantar e que levarão a uma diminuição drástica do seu valor e do seu uso. POR ENQUANTO AINDA É UM LOCAL DE PAZ E DE UNIÃO.
A sessão de esclarecimento correu com normalidade e foi bastante concorrida pela presença de dezenas de populares preocupados com a situação.
No final da apresentação dos elementos documentais conseguidos na visita a Ribera d’Ondara – resultado de inquéritos/entrevistas, vídeos, fotografias e estudo dos processos industriais -, o MVV deu ainda espaço a um debate vivo das diversas perspectivas.
Infelizmente não foi possível à Câmara Municipal de Mangualde e à PGG aceitarem o nosso convite para participarem nesta sessão. Agradecemos ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Várzea de Tavares ter estado temporariamente presente.
Após a divulgação da nossa iniciativa, o poder edílico marcou uma sessão de esclarecimento para o dia 1 de Abril, sexta-feira, pelas 19 horas. Nesta reunião, a que o MVV assistiu publicamente, estiveram presentes na mesa o Presidente e Vice-Presidente da C. M. Mangualde, o Presidente da Junta da Várzea de Tavares, o Director de Projectos da PGG e o Director da Sub-divisão da CCDR Centro- Viseu. Estranhamente, este último interveniente defendeu, em nome pessoal, as virtudes de um projecto que não conhece – porque ainda não existe – alegando razões como o desenvolvimento sustentável da Freguesia, do Concelho, da Região e do País!
Esta acção de esclarecimento, contou igualmente com a presença de um grande número de populares e, apesar de tardia, foi, na opinião do, um momento de grande importância para o esclarecimento da situação, e um sinal de espírito democrático demonstrado pelo poder autárquico do Concelho. O debate, moderado pelo Presidente da Câmara de Mangualde, Dr. João Azevedo, decorreu com grande elevação e permitiu a oportunidade para se ouvirem as várias partes, e sensibilidades envolvidas.
O balanço destas duas acções, distintas no tempo é, na opinião do MVV, muito positiva, já que veio trazer à população mais afectada pelas intenções da empresa catalã, um esclarecimento das intenções, dos interesses e dos valores que estão por trás dos dois lados da situação – os “prós” e os “contras” à instalação da PGG na nossa Freguesia.
Assim, o povo pode ter uma opinião!
Consciente, o povo poderá decidir que futuro pretende para a sua terra e para os seus filhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário