MOVIMENTO DE DEFESA DO PATRIMÓNIO HUMANO, HISTÓRICO E AMBIENTAL DA FREGUESIA DA VÁRZEA DE TAVARES, DO CONCELHO DE MANGUALDE, DISTRITO DE VISEU.

PELA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PACÍFICO E SUSTENTÁVEL DA NOSSA FREGUESIA!


domingo, 17 de abril de 2011

A visita a Ribera d’Ondara


Nos passados dias 20, 21 e 22 de Março, uma pequena delegação do MVV – António, Eduardo e Miguel -, deslocou-se a Ribera d’Ondara para ouvir, ver e cheirar in loco a empresa Pet Food Ingredients, do grupo PGG. Para além da PGG, falamos também com as pessoas que habitam na região, ouvindo e sentindo o que tinham para nos dizer aqueles que conhecem bem a realidade do local e que vivem o seu quotidiano com um vizinho indesejável.
Apesar da longa distância (aproximadamente 1000 km, em cada sentido), e das longas horas de deslocação, a visita excedeu as piores expectativas do MVV.
Ao longo de um dia e meio de trabalho árduo, e após várias reuniões, o MVV conseguiu recolher uma série de opiniões legítimas, e de ouvir os dois lados de uma mesma realidade.
Em resumo, assim se fez esta iniciativa:
- Domingo, dia 20 de Março: saída da Várzea de Tavares, pelas 10h00, e chegada a Cervera, pelas 22h00, após quase 1000 km de caminho;
- 2ª feira, dia 21 de Março, manhã: reunião e visita técnica às instalações da empresa “Pet Food Ingredients” (acompanhados pela presença do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea de Tavares, Sr. Carlos Martins, e do Chefe de Gabinete do Sr. Presidente da C.M. Mangualde, Dr. Filipe Pais, que propositadamente se deslocaram à Catalunha para connosco visitar a PGG).  De lamentar, apenas o facto de, neste dia, a fábrica estar parada por motivos de manutenção de um equipamento, embora a data tivesse sido marcada especificamente pela própria empresa, alterando a nossa proposta inicial. Desta forma, nesta visita não nos foi possível observar a realidade normal de laboração desta unidade industrial.
- 2ª feira, dia 21 de Março, tarde: reunião de trabalho com um colectivo de associações ambientalistas locais e de outras regiões da Catalunha, para debate da situação da PGG (antecedentes, situação presente e causas da possível instalação na Várzea de Tavares). Este evento, tal como os seguintes, não foram acompanhados pelo poder edílico, cingindo-se apenas aos elementos do MVV.
- 3ª feira, dia 22 de Março, manhã: visita à envolvente da unidade industrial, com especial atenção à Ribeira de Briançô, para a qual escorrem as águas provindas da instalação fabril. Realização de inquéritos à população dos povoados vizinhos – Pomar, St Pere Daquells, Brianço,  La Rabassa, Montmaneu. Neste dia, a fábrica já se encontrava em laboração e, embora não tivéssemos visitado o interior das instalações, pudemos sentir os cheiros nauseabundos e vomitivos que se sentiam tanto na envolvente, como nas povoações vizinhas, algumas das quais se situavam a mais de 3 km de distância da fábrica.
- 3ª feira, dia 22 de Março, tarde: Regresso à Várzea de Tavares, e chegada pelas 23h00.
O Movimento Várzea Viva agradece de coração a todos aqueles que tão bem os receberam, em Cervera, Ribera d’Ondara e em todas as outras pequenas comunidades vizinhas.
Gostaríamos de agradecer muito especialmente às pessoas que colaboraram connosco na recolha de informação, essencial para um esclarecimento cabal da população da Várzea de Tavares. Uma palavra aos movimentos ambientalistas Catalães pela ajuda prestada, e pela solidariedade demonstrada pela nossa causa. Esperemos que estas pessoas consigam acordar do pesadelo que têm vivido, o qual partilharam connosco. Ninguém merece viver da forma que nos descreveram.
Maria Carmen, Marga, Carles, Joan Miquel, Joan Vazquez, Cassanovas, um forte abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário